CÓDIGO DE ÉTICA

O Código de Ética é uma iniciativa das três entidades representantes do mercado de Relacionamento com Clientes e Consumidores no país: ABEMD, ABRAREC e ABT, que identificaram a necessidade das definições de parâmetros de auto-regulamentação no segmento, de forma a consolidar e aprimorar o atendimento aos Consumidores e aos clientes contratantes. Este Código de Ética está em conformidade com a legislação vigente e o Código de Defesa do Consumidor.

Para fazer o download do Código de Ética do PROBARE clique aqui Versão 4 Oficial

Durante o processo de desenvolvimento do Código de Ética, foram envolvidas aproximadamente 70 empresas, dentre elas, prestadores de serviços, fornecedores e contratantes. Por meio de um processo transparente e participativo, essas empresas tiveram a oportunidade de revisar as versões preliminares e sugerir melhorias, tornando o conteúdo do Código de Ética alinhado à realidade do mercado e às necessidades de todas as partes interessadas.

A responsabilidade pela observância das normas de conduta neste Código cabe à Empresa/Contratante e sua Central de Relacionamento (própria ou terceirizada).

Este Código de Ética é aplicável às Centrais de Relacionamento, também chamadas de Call Center, Contact Center, Help Desk, SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor e/ouTelemarketing, próprias ou terceirizadas, que executam atividades de atendimento ativo e/ou receptivo, para Consumidores (pessoas físicas e jurídicas), por meio de telefone, e-mail, Chat, fax, cartas para, dentre outros, os seguintes serviços:

  • Atendimento e relacionamento com o Consumidor (pessoas físicas e jurídicas) - marketing de relacionamento;
  • Consultas de pré-vendas e pós-vendas;
  • Suporte técnico;
  • Pesquisa;
  • Recuperação de Consumidores;
  • Serviço de Atendimento ao Consumidor (sugestões, reclamações, acionamento e agendamento de serviços, pedidos, informações.);
  • Processamento de Transações (pagamentos, transferências, desbloqueio de cheques, abertura e ativação de contas.);
  • Avaliação da percepção do Consumidor sobre produtos e serviços;
  • Ouvidoria.

As signatárias do Código de Ética são:

  • ABA - Associação Brasileira de Anunciantes
  • ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto
  • ABRAREC – Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente
  • ABT – Associação Brasileira de Telesserviços
  • FEBRABAN – Federação Brasileira de Banco
  • SINTELMARK – Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos
  • SINTETEL – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas no Estado de São Paulo
  • SINTRATEL – Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing

Todas as empresas associadas às signatárias do Código de Ética devem seguir os 10 artigos nele estabelecidos.